Há quem diga que o tomate é considerado um legume, outros um fruto, mas na verdade não vamos entrar nessa questão, mas sim em uma ótima descoberta à respeito desse alimento.
O tomate, muito utilizado para temperar e dar cor aos alimentos, recentemente foi considerado um forte aliado no combate ao acidente vascular cerebral (AVC) nos homens.
A descoberta foi feita pela Universidade do Leste da Finlândia. Durante o estudo pesquisadores acompanharam a rotina de cerca de mil homens, com idade entre 45 e 65 anos, durante dez anos. Os cientistas descobriram que os que tinham altas taxas de licopeno no sangue tinham 55% menos chances de ter um acidente vascular cerebral, pois, durante esse período, a maior parte dos homens que faleceram tinham menores taxas de licopeno.
Licopeno é uma substância responsável por dar a cor avermelhada aos alimentos e funciona como um agente antioxidante, ou seja, protege as células dos danos causados pelos radicais livres, retardando o envelhecimento.
Mas onde entra o tomate nessa história? Pois bem. O tomate é uma das principais fontes de licopeno encontrada entre os alimentos. E de acordo com os autores da pesquisa, os benefícios dessa substância são melhores aproveitados através dele, já que podem estar presentes nas refeições de diversas maneiras.
O estudo foi realizado apenas com homens, por possuírem maiores índices de morte devido ao AVC que as mulheres. Porém, os cientistas afirmaram que os mesmos benefícios certamente podem ser aplicados às mulheres.